Olá, eu sou a Marina Gerola

Sobre mim

Doula há 6 anos, Fisioterapeuta há 22, mergulhadora há 15 anos, mãe da Laura há 7 e amante de uma boa MPB desde bebê, há vários anos! Um novo mundo se abre quando a gente pare, parece clichê dizer. Mas não tem outra forma de falar a não ser: depois de ter um filho tudo muda. No meu caso, até meus objetivos e planos profissionais.

Me formei em Fisioterapia na PucCampinas em 2001 e logo depois ingressei na minha primeira especialização, Neurologia na Unicamp. Trabalhei por anos atendendo Pessoas com Deficiência (levando algumas para mergulhar também!) e paralelo a isso tive um Studio de Pilates por 12 anos. Até que… engravidei!

A gestação foi um período de descobertas. Um mergulho em um lugar nunca por mim explorado. Graças a informações valiosas que recebi sobre a realidade do nosso sistema obstétrico e ao conhecer e entender a fundo o movimento da humanização do parto e nascimento, fui descontruindo conceitos equivocados e enraizados que tinha.

Com 34 semanas de gestação, mente consciente e tranquilidade na alma, mudei os planos – e equipe – para assistir (e não mais fazer) o meu parto. Após a experiência transformadora do parto respeitoso e do suporte imprescindível de mulheres maravilhosas que tive, não me restou dúvidas. Decidi que seria as mãos suaves e precisas, as palavras informação, encorajamento e gentileza para outras mulheres.

Com uma bebê de ano no colo e muita certeza e entusiasmo no coração, fui então fazer Curso de Doula, de Educadora Perinatal Spinning Babies e, como não poderia faltar, outra Especialização da Fisioterapia: Saúde da Mulher, agora na UFSCAR.

O nascimento é um renascimento. Em todos os sentidos. Eu renasci com vontade e desejo de atender mulheres e de oferecer informação e cuidados no momento de renascimento de cada uma delas. Contem comigo!

Metodologia

Com a fisioterapia e a doulagem, ofereço as mulheres ferramentas para que elas tenham seus próprios recursos ao longo do gestar e parir. Com consciência, autonomia e segurança. Meu trabalho é informação, amparo, força e movimento.

Abrigar um outro corpo. Ser passagem para uma nova vida. A gestação muitas vezes requer ajustes, do corpo e da alma. Como uma das especialidades focada na saúde da mulher, a fisioterapia com esse viés é uma forma natural e potente de preparação para o parto e uma ferramenta importante para a conexão e consciência corporal, prevenção e tratamento de dores e disfunções. No pós-parto auxilia na reorganização desse corpo que foi morada. O trabalho da doula é força e sutileza, é informação e intuição. É arte, experiência e muito conhecimento. É calmaria e segurança. A Doula é guardiã do parto.

Nossas experiências nos constroem enquanto pessoas e profissionais. Os conhecimentos se somam. Cada momento desse processo do gestar e parir assim como cada mulher requer um tipo de atenção e cuidado. Bom ter muitas ferramentas para lidar com as demandas tão particulares de cada uma e de cada família que me dá a honra e o presente de participar desse processo. Seja através da Fisioterapia, da Doulagem ou das duas!

Diferenciais